Guarda Municipal de Guarulhos recebe capacitação do Fórum Animal

O papel do médico veterinário em casos de maus-tratos e a resolução 1236 do Conselho Federal de Medicina Veterinária foram o centro de uma capacitação ministrada pela diretora técnica do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, Vânia Plaza Nunes, à Guarda Municipal de Guarulhos.

O treinamento foi realizado a pedido do Ministério Público de São Paulo. A resolução 1236 define e caracteriza conceitos como crueldade, abuso e maus-tratos contra animais vertebrados e trata da conduta de médicos veterinários e zootecnistas.

“A capacitação é parte de um projeto do Ministério Público chamado Olhar 360°, que tem o objetivo de ampliar a visão de agentes policiais em apurações de denúncias de maus-tratos. É preciso ter um olhar abrangente para identificar riscos aos animais e às pessoas”, explica a diretora técnica do Fórum Animal.

Vânia explica, ainda, que essa visão é conhecida como Teoria do Elo. O conceito indica que quando um animal está em situação de maus-tratos, isso pode significar vulnerabilidade para as pessoas. Da mesma forma, quando alguém sofre abuso, os animais que estão ao redor também podem estar em risco.

Mais para você
Comentários
Carregando ...