Rinoplastia: conheça as diferentes técnicas para remodelagem do nariz

Saiba mais sobre a cirurgia no nariz e como ela pode ser realizada.

Existem diferenças técnicas para alcançar resultados excelentes na rinoplastia? A resposta é sim. No entanto, desde que se alcance o resultado desejado, a técnica utilizada não importa muito. As principais técnicas são a rinoplastia aberta versus a rinoplastia fechada.

Rinoplastia aberta

No caso da técnica aberta, é feita uma pequena incisão de 6mm no meio da columela (parte inferior do nariz). Esse procedimento permite que o cirurgião olhe diretamente para a deformidade, enquanto na abordagem fechada isso não é possível. 

Ainda na abordagem aberta, a correção pode ser feita pelo cirurgião com o próprio tecido do paciente – remodelando as cartilagens se utilizando de suturas e enxertos

Rinoplastia fechada

Na abordagem fechada, é necessária a utilização de mais enxertos, já que o profissional precisa camuflar a deformidade – e não precisamente corrigi-la. A rinoplastia é uma cirurgia milimétrica. Quanto mais precisa, melhores os resultados.

A rinoplastia é sempre uma cirurgia de grande delicadeza que requer pensamento e execução tridimensional. Independente da técnica, os especialistas são treinados através de um aprendizado exaustivo para atingirem a excelência.

A rinoplastia é realizada de uma forma diferente em uma pessoa de etnia não caucasiana?

A rinoplastia étnica é considerada uma especialidade dentro da rinoplastia. Quando falamos em rinoplastia étnica, estamos falando sobre as diferenças na abordagem cirúrgica de um nariz étnico, bem como a maneira de abordar e analisar esse tipo de nariz para mantê-lo com seus traços originais

É muito importante entender que a verdadeira rinoplastia étnica se concentra na preservação das características do nariz de cada etnia durante a remodelagem. O nariz de uma pessoa é uma característica definidora da etnia e não deve ser a intenção do cirurgião modificar significativamente essas características. Os cirurgiões devem ter muito cuidado para manter a harmonia no rosto do paciente.

Quais as diferenças e desafios nessa cirurgia?

Existem diversos desafios nessa área da rinoplastia, os quais não estão presentes em uma rinoplastia mais tradicional e a tornam uma cirurgia mais difícil. A pele é geralmente mais espessa, o que pode dificultar a visualização de estruturas subjacentes do nariz e dificultar a previsão dos resultados.

A estrutura nasal tende a ser mais delicada, exigindo mais cuidados e, muitas vezes, necessitando o uso de enxertos de cartilagem para bons resultados. 

A pele mais escura requer mais cuidado com as incisões durante a cicatrização, para ajudar a minimizar as marcas futuras. No geral, a rinoplastia étnica requer uma cirurgia mais complexa e elaborada para ser bem-sucedida.

A rinoplastia dói?

A rinoplastia de modo geral não causa danos. Não há nenhum problema na fratura dos ossos nasais realizada. O procedimento é feito com o paciente sob anestesia geral, normalmente, sendo uma experiência confortável, quase indolor.

Quanto tempo devo esperar até uma segunda rinoplastia?

É importante esperar pelo menos 1 ano na maioria dos pacientes. O tempo se torna maior em pacientes do sexo masculino, com pele espessa ou com vários procedimentos anteriores de rinoplastia.

A rinoplastia é a operação mais difícil na cirurgia estética e uma rinoplastia secundária é ainda mais complicada. É muito importante não realizar esses procedimentos muito cedo, pois tudo que você ganhará com isso é tecido cicatricial e inchaço, levando a outro resultado insatisfatório.

Para a rinoplastia secundária, é extremamente importante procurar alguém que tenha experiência e conhecimento na área. O padrão-ouro é encontrar um cirurgião que realize esse procedimento corriqueiramente.

Tamponamento nasal é necessário após uma rinoplastia?

Nem sempre. O tamponamento nasal não é realizado em todos os casos. Pode ser necessário apenas uma pequena tala que é removida após alguns dias. É importante sempre seguir as orientações do seu cirurgião plástico quanto ao tempo de cicatrização e tirar todas as dúvidas sobre o procedimento e o pós-operatório.

Sempre procure um cirurgião plástico com experiência na área para realizar qualquer procedimento estético. 

Gostou do nosso conteúdo de hoje sobre as técnicas de rinoplastia? Comente sua opinião sobre o assunto e não deixe de compartilhar a publicação nas suas redes sociais.

Mais para você
Comentários
Carregando ...