publicidade

Moradores de Cumbica e Pimentas podem indicar melhorias ao SUS

Com caráter deliberativo-propositivo, as miniconferências já contemplaram os moradores das regiões Centro, Cantareira e São João/Bonsucesso

Chegou a vez dos moradores da Região Pimentas/Cumbica indicar suas propostas para melhorar o atendimento pelo SUS no município. Neste sábado (23), será realizada na Unifesp Campus Guarulhos (Estrada do Caminho Velho, n° 333 – Jardim Nova Cidade), das 8h às 14h, a última miniconferência de Saúde antes da 7ª Conferência Municipal de Saúde, que acontece na próxima semana, dias 29 de março, das 18 às 21 horas, e 30 de março das 8 às 17 horas, no Adamastor Centro.

- continua depois da publicidade -

Com caráter deliberativo-propositivo, as miniconferências já contemplaram os moradores das regiões Centro, Cantareira e São João/Bonsucesso, recebendo até o momento mais de 300 propostas da população. Além de acolher as sugestões dos cidadãos para melhorar o SUS, elas ainda têm por objetivo eleger delegados para participar da 7ª Conferência Municipal, funcionando como etapas preparatórias deste evento, que tem como tema central “Democracia e Saúde”.

Tanto as etapas preparatórias como a Conferência Municipal são promovidas por meio de parceria entre a Secretaria de Saúde o Conselho Municipal de Saúde. As principais propostas de cada eixo temático apresentadas no último sábado na miniconferência da Região São João Bonsucesso foram:

EIXO 1 – “Saúde como Direito”: garantir instrumentos de cobrança e fiscalização dos direitos da saúde, com vistas à reposição de médicos e profissionais de saúde, e com previsão de sanção legal por não cumprimento; assegurar acessibilidade às pessoas com deficiência nas unidades de saúde e no entorno; bem como garantir fornecimento de insumos e medicamentos em geral sem interrupção para manter o tratamento que é de direito ao usuário.

EIXO 2 – “Consolidação dos Princípios do SUS”: promover a celeridade nos concursos públicos e contratações de profissionais em todos os âmbitos; além de investir na educação continuada dos trabalhadores e profissionais da saúde.

EIXO 3 – “Financiamento Adequado e Suficiente para o SUS”: garantir que o financiamento destinado aos municípios para a construção de equipamentos de saúde, mesmo que não utilizado no prazo estabelecido pelo Ministério da Saúde, não seja devolvido à União; e a construção do Hospital Geral São João/Lavras ao lado da UPA São João.

PUBLICIDADE

Mais para você
Comentários
Carregando ...